DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

domingo, 28 de fevereiro de 2010



Novidades sobre Fotoproteção de acordo com a Academia Americana de Dermatologia

A Academia Americana de Dermatologia reviu seu posicionamento público no que diz respeito a segurança em fotoproteção.

Após anos recomendando que a população usasse protetores solares com FPS de no mínimo 15 recentemente a Academia aprovou a recomendação de aumentar para FPS de no mínimo 30.

E porque houve esta mudança?
As pesquisas mostraram que a grande maioria das pessoas aplicam apenas de 25 a 50% da quantidade recomendada de filtro solar na pele.

Para se ter idéia um copo dosador cheio de filtro solar é a quantidade suficiente para cobrir apenas as partes expostas ao sol do corpo. Se aplicamos a metade desta quantidade, na prática, estaremos obtendo uma proteção solar com FPS equivalente a 7 ou 8, o que é sem dúvida, uma proteção insuficiente. A Academia Americana afirma que “a proteção diária de FPS de 15 em trabalhadores não muito expostos ao sol laboratorialmente permanece considerada suficiente, mas na vida real devemos dobra-la”.- explica o diretor James Spencer, M.D

“O FDA (Food and Drug Administration) testa a eficácia do fator de proteção aplicando 2 miligramas por centímetro quadrado. Se os estudos mostram que na prática as pessoas usam 0.8 e 1mm por centímetro quadrado é realmente apropriado que elevemos o mínimo de 15 para 30.” – acrescenta Henry W. Lim, MD, membro do conselho de ciência e pesquisa da Academia.

Os dermatologistas devem ainda lembrar de manter as mesmas orientações para que o protetor solar seja reaplicado se houver contato com água ou transpiração.

Estas novas recomendações deverão modificar todos os meios de comunicação e mídia da Academia com a população. Sites, panfletos e todos os matérias educativos serão revistos e atualizados. A expectativa é de que tudo seja modificado até novembro de 2009 quando o anúncio será feito oficialmente.

“ Esta nova recomendação do FPS mínimo é um exemplo de como o AAD usa a pesquisa científica para propiciar a populção informações atualizadas e que irão em última análise ajudar a reduzir a incidência e mortalidade por câncer de pele.” – finaliza dr. Kauvar.

Nenhum comentário: