DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010


Eficácia, segurança, e efeito na qualidade de vida de peelings de ácido salicílico para o tratamento de hiperpigmentação pós-inflamatória na pele escura

Resumo: Peeling químico envolve a aplicação na pele de um ou mais agentes esfoliantes, resultando na destruição de porções da epiderme e/ou derme (na dependência do tipo de peeling realizado) com subseqüente regeneração. Não há nenhum estudo randomizado que investiga tratamentos para hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH) na pele escura.

Objetivo: Avaliar a eficácia, segurança, e o efeito na qualidade de vida dos pacientes após tratamento com peeling de ácido salicílico para PIH na pele escura.

Métodos: Dez pacientes como fototipos de pele de Fitzpatrick IV a VI foram randomizados para receber dois peelings de ácido salicílico 20% seguidos por três peelings de ácido salicílico 30% na metade da face. A metade contralateral permaneceu não tratada. A resposta foi avaliada por fotografias revista por três dermatologistas “cegos”. Escala analógica visual, índice de qualidade de vida dermatológico (DLQI), e questionário de qualidade do tratamento foram administrados.

Resultados: Houve melhora da PIH no lado do tratamento de acordo com cada observador (p=.81, p=.81, p=.42) e de acordo com os observadores em conjunto (p=.11) mas esta melhora não alcançou significância estatística. Escala analógica visual indicou melhora significativamente maior da PIH no lado do tratamento do que no lado controle (p=.004). A qualidade de vida medida de acordo com o DLQI melhorou após o tratamento, mas não foi estatisticamente significante (p=.13). O tratamento não teve nenhum efeito adverso significativo.

Conclusões: Peelings de ácido salicílico são seguros nesta população. Embora os pacientes analisados considerassem os peelings como clinicamente eficazes, observadores cegos encontraram alguns peelings como sendo menos eficazes. Qualidade de vida medida nos pacientes melhorou consideravelmente.

Fonte:site IPELE




youPageRank.com - Adicione o PageRank do Google no seu Site gratuitamente, Clique Aqui!

Um comentário:

Palavras disse...

olá, encontrei o seu blog em um outro blog...nossa estou adorando as suas postagens, também sou negra e o seu conteúdo é interessantíssimo...parabens pelo seu trabalho...sucesso
ate a próxima