DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Peeling de Ácido Glicólico versus Peeling de Aminoácidos de Frutas no tratamento do Melasma
Resumo: Melasma é uma desordem da pigmentação que afeta predominantemente mulheres em áreas expostas ao sol. É principalmente visto na população asiática sendo comumente resistente ao tratamento. Peelings químicos se tornaram uma modalidade popular no tratamento do melasma.

Objetivo: Comparar os efeitos terapêuticos do peeling de ácido glicólico (AG) e peeling de aminoácidos de frutas (AFA) em pacientes com melasma.

Métodos: Neste estudo randomizado, único-cego, direito-esquerdo, comparativo, os pacientes receberam 12 peelings nas duas hemifaces em intervalos de 2 semanas por 6 meses. A avaliação clínica baseada no índice de severidade e área do melasma (MASI) foi realizada no início e em 3 e 6 meses.

Resultados: A pontuação pelo índice MASI, em 3 e 6 meses em ambas as áreas de aplicação do início de tratamento diminuiu significativamente (p <.05). Quando os dois peelings foram comparados, não houve diferença estatisticamente significativa entre AG e AFA, em termos de regressão do melasma (p> .05). Durante a aplicação, observou-se que os peelings de AFA causaram menos efeitos adversos do que os peelings de AG.

Conclusões: Com base nos resultados deste estudo, peelings de AG e AFA para o tratamento do melasma foram eficazes, mas peeling de AFA mostrou ser menos irritante e foi melhor tolerado..



Fonte: Ilknur T, Biçak MU, Demirtaşoğlu M, Ozkan S.
Dermatol Surg. 2010 Feb 19.
Fitzpatrick’S Dermatology in General Medicine, (89): 995, sexta edição

Nenhum comentário: