DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22749629/21-22749284 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

Follow by Email

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra
contato:katleendermato@yahoo.com.br

terça-feira, 19 de abril de 2011


Tratamento de Melasma com Cremes Tópicos somente, Resurfacing com Laser de CO2 somente, ou uma combinação dos 2:Um estudo comparativo
O melasma é uma hiperpigmentação castanho-escura ou castanho-clara adquirida, que ocorre nas áreas expostas, com mais freqüência na face, e resulta da exposição à luz solar. Pode estar associado à gravidez, à ingestão de hormônios contraceptivos ou, possivelmente, a determinados medicamentos, como difenilidantoína, ou pode ser idiopático.

Background: Melasma é uma difícil entidade para tratar. Cremes tópicos ou peelings químicos oferecem algum sucesso, e lasers fracionados mais novos têm também sido propostos com esta finalidade. Este estudo tri-armado compara cremes tópicos, resurfacing de CO2 fracionado ablativo e a combinação de ambas modalidades.

Pacientes e métodos: 30 mulheres com melasma, idade média de 38 anos, tipos de pele II-IV, foram alocadas em 3 grupos: grupo A recebeu tratamento com fórmula de Kligman e programa de manutenção com creme tópico; grupo B, resurfacing de CO2 fracionado usando alto poder, comprimento de pulso fixado e baixa freqüência; e grupo C, ambos laser e tratamento de manutenção com creme tópico. Avaliações subjetivas de pacientes e médicos baseados nos scores do index de severidade do melasma (MASI) foram feitos na baseline, 1, 2, 6 e 12 meses, e o index de satisfação (SI) e eficácia total calculados.

Resultados: Todos os pacientes completaram o estudo. A SI e eficácia total nos grupos A, B e C foram 100% em 1 mês em todos os grupos progressivamente diminuindo em avaliações mais distantes exceto no grupo C no qual os melhores scores foram mantidos no todo. Scores MASI para o grupo C foram estatisticamente e significativamente melhorados comparados ao A e B nos meses 6 e 12 (P < 0.001 para ambos).

Conclusão: O laser de CO2 fracionado e o regime de creme tópico produziram resultados bons e bem mantidos no tratamento do melasma comparados com os grupos de monoterapia.

Fonte: J Drugs Dermatol. 2010 Apr;9(4):315-22.
Trelles MA, Velez M, Gold MH.
Instituto Médico Vilafortuny, Antoni de Gimbernat Foundation, Cambrils, Spain.
Fitzpatrick – Dermatologia Atlas e Texto – seção 13 – pg. 348

Nenhum comentário: