DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22749629/21-22749284 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

Follow by Email

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra
contato:katleendermato@yahoo.com.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012



FOTOPROTEÇÃO NA PELE-IMPORTANTE TAMBÉM NA PELE NEGRA

Proteção Solar

Os protetores solares (ou filtros solares) são agentes químicos de uso tópico capazes de dificultar que a radiação UV atinja e danifique a nossa pele. A radiação UV incide sobre a Terra junto com a luz do Sol, está dividida em dois tipos – UVA e UVB –, e provoca diversas reações em nossa pele.

A radiação UVA – cuja intensidade pouco varia ao longo do dia – penetra profundamente na cútis e aumenta o risco reações como câncer de pele e fotoenvelhecimento. Mais intensa no verão e no período entre 10h e 16h, a radiação UVB atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras e vermelhidão.

Assim, qualquer tipo de exposição ao Sol requer o uso de filtro solar, que precisa ser aplicado diariamente, mesmo quando o clima está frio, nublado ou chuvoso, pois mesmo nessas circunstâncias 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuves e atingir a superfície. Apresentados em diferentes formas – gel, loção ou spray –, os filtros são produzidos com substâncias que protegem a pele ao absorver, refletir ou dispersar a radiação UV, minimizando seus efeitos.

O que é o FPS?

O FPS (Fator de Proteção Solar) aponta o grau de proteção contra queimaduras oferecido pelo filtro solar. Quando alguém usa um filtro com FPS 30, por exemplo, significa que levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelho do que se não tivesse aplicado o produto. Ou seja, está 30 vezes mais protegido do que se estivesse sem nada.

Como o FPS refere-se apenas ao grau de proteção contra a radiação UVB e ainda não existe consenso para classificar a proteção contra a radiação UVA, o ideal é optar por produtos que informem, na embalagem, oferecer proteção máxima contra radiação UVA/UVB. A eficácia varia conforme a quantidade aplicada e o tempo de exposição. Quanto maior o FPS, maior o nível de radiação UV filtrado pelo produto e maior o intervalo para sua reaplicação.

Como escolher?

O filtro solar deve ser escolhido considerando a tonalidade e o tipo de pele. Quanto mais clara for uma pessoa, maior o FPS de que ela precisará. Dermatologistas recomendam a utilização de produtos com FPS 15, no mínimo.

Como aplicar?

O filtro solar precisa ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao Sol, em todas as áreas que ficarão expostas, e reaplicado a cada duas horas, ou até antes, caso se esteja na praia, na piscina ou realizando atividades que implicam transpiração excessiva. O produto deve ser espalhado generosamente pelo corpo. A quantidade utilizada varia conforme a constiuição física de cada pessoa, mas, nos EUA, o FDA estabelceu um mínimo de 2 miligramas do produto por cada centímetro quadrado do corpo. Em termos práticos, isso significa usar:

No rosto e no pescoço: 1 colher de chá
No tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira;
Nos braços: 1 colher de sopa para ambos;
Nas pernas: 1 colher de sopa para ambas.

Caso seja utilizado em quantidade menor que o necessário, o filtro solar terá sua eficácia comprometida e agirá por menos tempo, e a pele ficará exposta aos efeitos deletérios da radiação UV. Não economize o produto e não esqueça de aplicá-lo em áreas vulneráveis do corpo, como orelhas, pés e mãos.

Usuárias habituais de maquiagens ou hidratantes com FPS precisam ficar atentas quanto à real efetividade dos mesmos. Diversos produtos apresentam fator de proteção muito baixo e insuficiente para a finalidade a que se destina. O ideal é apostar em produtos com FPS acima de 30, que são mais difíceis de encontrar.

Quem precisa usar?

O filtro solar precisa ser usado diariamente por pessoas de todas as idades, independentemente da tonalidade da pele. Pessoas de pele negra ou morena também precisam de proteção e devem apostar em produtos com FPS 15, no mínimo, enquanto as peles mais claras requerem FPS ainda mais elevado.

Bebês a partir dos seis meses, crianças e adolescentes também precisam cultivar o hábito de usar protetor. Afinal, a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 80% da exposição solar que acumularemos ao longo da vida ocorra até os 20 anos. Para os bebês e crianças, recomenda-se o uso de produtos específicos, que não bloqueiam a síntese da vitamina D, – nutriente fundamental para facilitar a absorção de cálcio pelo organismo – que é estimulada pelo Sol. Mais propensos a ter pele oleosa, os adolescentes podem apostar em produtos em gel e oil-free, para minimizar o risco de acne.

Em todas as épocas do ano, a exposição ao sol deve ser feita moderadamente e com a proteção adequada, sempre. Caso haja qualquer anormalidade, recomenda-se procurar imediatamente um dermatologista.
(www.sbcd.org.br)



A PELE NEGRA,MESMO CONTENDO MAIOR QUANTIDADE DE MELANINA E APRESENTANDO FPS 13,4(DEVIDO À MELANINA),TENDE A MANCHAR COM MAIS FACILIDADE.
LOGO SEMPRE UTILIZAR FILTRO,NO MÍNIMO FPS 15 ,DIARIAMENTE!!!

Nenhum comentário: