DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22749629/21-22749284 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

Follow by Email

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra
contato:katleendermato@yahoo.com.br

sexta-feira, 3 de maio de 2013


Top dermatologista Katleen Conceição dá dicas especiais para pele negra

Por Camilla Adão

As mulheres e homens negros ligados em cuidados de beleza e saúde sabem o quanto é difícil encontrar médicos especializados no nosso tipo de pele. Há tempos procurava um profissional que entendesse as minhas necessidades e fiquei sabendo da Dra. Katleen Conceição, dermatologista incrível que tem consultório aqui no Rio. Além de saber sobre todas as novidades do mercado de beauté, é uma pessoa superdivertida. Marquei uma consulta com ela e, é claro, trouxe dicas especiais pra vocês.
Gaúcha, filha de também dermatologistas e vaidosa, Katleen cuida de Lázaro Ramos, Cris Vianna - que também já foi nossa entrevistada -, Isabel Fillardis, Juliana Alves, Cacau Protásio, Roberta Rodrigues, entre outros nomes, a lista é enorme! Além disso, ela faz um trabalho social chefiando o ambulatório de dermatologia na Santa Casa da Misericórdia, no Centro do Rio. Falamos um pouco de tudo durante nosso encontro, que reuniu dicas de tratamentos bem bacanas. Tá tudo abaixo! ;)


Você acredita que o sucesso da sua carreira se deve a um novo grupo de mulheres e homens negros que está se cuidando e atentando mais para os cuidados com a pele?
Nós sempre estivemos antenados. O Beleza Natural, da minha querida amiga Zica, um sucesso já faz tempo, por exemplo. Nós sempre tivemos um olhar pra cuidar do cabelo, dos dentes, da pele também, mas não existia alguém que olhasse para esse segmento – sem puxar sardinha para o meu lado, haha. Até porque, muitas pessoas ainda acreditam que nós não somos consumidores, que nós não temos dinheiro para isso. É uma grande bobeira, porque independente da classe social, as pessoas querem se cuidar. Sou filha de dermatologista, vou fazer 42 anos e sempre quis cuidar da minha pele. Daí, eu comecei a correr atrás de produtos e foi através desse trabalho e de cursos nos Estados Unidos que me especializei. Hoje em dia é bem diferente, nós estamos na mídia, ser negro é lindo e tá na moda. Tem aí o “Esquenta” que valoriza isso, o Lázaro [Ramos] e a Taís [Araújo], que acabaram de ser protagonistas de novelas da TV Globo.
 
 
Voce só atende negros?
Eu não atendo só negros. Tenho muitos clientes miscigenados e brancos também, que vêm indicados pelos negros. Isso é incrível e engraçado. É bacana a valorização do nosso trabalho. Graças aos meus clientes, que acreditaram e acredtitam no meu trabalho desde do começo, daquele paciente mais humilde até um executivo de uma grande empresa, tem dado certo. Por que não adiantava eu ser especialista em pele negra e não atender nenhum negro. Né? haha.
 
 
Você tem alguma dica de produtos novos direcionados ao público negro?
Um tratamento incrível para pele negra a partir dos 30 anos é o Ulthera, um laser para flacidez facial, principalmente para a regidão dos olhos; e o laser Fraxell, que uniformiza o tom e o viço da pele, e ainda melhora as cicatrizes. Como no Brasil não tem muitas coisas específicas para o nosso tipo de cútis, não dá pra dizer que são pra pele negra, mas gosto muito do Improve C da Dermage e o Fluido C da Dermatus, que são seruns à base de vitamina C.
Quais os cuidados básicos com a pele antes de dormir?
O primordial é lavar o rosto com um sabonete específico para cada tipo de pele, sendo ela sensível, oleosa ou mista. Se você tiver entre 25 e 30 anos, é legal começar a usar antes de dormir um creme anti-idade. A partir dos 30, além desses cuidados, é bom começar a usar um creme para a área dos olhos. Dos 35 aos 40 anos, começamos a ter uma diminuição do colágeno e a ter uma flacidez facial, é bom acrescentar a área do pescoço. E a partir dos 50, gosto de utilizar nos meus pacientes um densificador.


É interessante fazer limpeza de pele de quanto em quanto tempo?
A pele negra contém maior concentração de glândula cebácia, então, depende, algumas pessoas precisam fazer uma vez por mês, outras precisam de quinze em quinze dias. Não tem como especificar. Normalmente, o ideal é fazer uma vez por mês.


Como é a relação da pele negra com a proteção solar?
A pele negra já tem um fator de proteção de 13.4 contra os raios UVA e UVB, devido a quantidade de melanina. Na verdade, não precisaríamos usar filtro, mas a pele negra mancha com mais facilidade. Para o dia a dia, é bacana usar um fator de proteção de no mínimo 15. Eu, por exemplo, na praia, uso filtro solar 30, com chapéu e não tomo sol no rosto. Isso tudo para evitar rugas e a produção de melanina. Até porque, vai que naquele dia estamos com uma espinha e a exposição ao sol faz com que aquele pigmento vire uma mancha. Depois é mais difícil clarear.


Qual o melhor tratamento para olheiras escuras?
O único tratamento que funciona é o laser ND Yag, específico para pigmento. A olheira é multi-fatorial. Temos que levar em conta a idade, genética, processo alérgico, cansaço, raça… Se a pessoa for jovem e já tem olheira, é legal começar a tratar para não ficar pior. Para ajudar é sempre bom utilizar corretivo e os séruns de vitamina K.

O laser é amigo ou vilão da pele escura? Como proceder?
O laser é amigo de todo mundo. Eu amo, sou apaixonada por esse tipo de tratamento! Ele pode ser utilizado na pele negra, sim, mas com cuidado. O nosso tipo de pele, como já disse, mancha com facilidade. Ou seja, qualquer agressão a pele negra, ela produz melanina. Se o profissional estiver atento que esse tipo de pele é mais sensível e ele já passar em seguida um clareador, não tem problema.


Qual é a recomendação para corpo ressecado?
A pele negra tem a tendência de ser oleosa no rosto e seca no corpo. O ideal é não tomar banhos quentes muito demorados e usar o sabonete mais nas áreas que tem odor (axilas, virilha e área genital). É sempre bom lembrar de utilizar um sabonete que hidrate e cremes e óleos à base de amêndoas, lactato de amônia, manteiga de karité, óleo de algodão, logo após o banho.


Qual primer ou BB Cream você indica para uma maquiagem duradoura e bonita?
Adoroo BB Cream da Maybelline, que vende nas farmácias daqui e está disponível em três tonalidades. Outros dois que eu gosto são o da MAC e o da Dermage – mas esse é mais para as mulatas, para as minhas pacientes de pele mais escura ele pode ficar um pouco esbranquiçado.

O que você acha da marca de maquiagem da ex-modelo Iman, direcionada a esse público?
Acho bem bacana a Iman Cosmetics. É bem mais cosmecêutico, ele embeleza a pele, mas não trata. Eu gosto da variedade de tons para base e pó. São produtos específicos para a pele negra, que você não encontra aqui no Brasil, infelizmente.

Nenhum comentário: