DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
RIO DE JANEIRO TEL:21-22749629/21-22749284 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

Follow by Email

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra

Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra
contato:katleendermato@yahoo.com.br

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Hipomelanose macular progressiva ou Hipomelanosr dorsal idiopática


Hipomelanose macular progressiva ou Hipomelanosr dorsal idiopática



▶️Doença da pele que provoca manchas claras nas partes centrais do tronco.

▶️ Afeta predominantemente adolescentes e adultos jovens, principalmente do sexo feminino. Pode ocorrer em todas as raças, mas é mais comum em pessoas com fototipos altos (pele mais escura).


▶️A causa ainda é indefinida, mas estudos indicam que o microorganismo Propionibacterium acnes teria participação no surgimento das manchas, interferindo na produção da melanina (pigmento que dá cor à pele). 


▶️Frequentemente, a doença é confundida com a Pitiríase versicolor e a Pitiríase alba.


📍A doença se caracteriza pelo surgimento de hipopigmentação (clareamento da pele) no tronco, afetando principamente as regiões centrais, mais comumente no dorso do tórax e região lombar.


📍Forma manchas arredondadas ou ovalares, que vão aumentando de tamanho e coalescem para formar grandes áreas hipopigmentadas, principalmente na área próxima à coluna vertebral.


📍As lesões são assintomáticas e não apresentam descamação. Quando expostas à luz de Wood, as manchas ganham coloração avermelhada.


 



▶️Tratamento


Com o surgimento da hipótese da causa ser o Propionibacterium acnes, foram realizados estudos para o tratamento da doença com um antibiótico específico para a bactéria, durante 3 meses, que mostraram bons resultados, com a repigmentação da pele dos pacientes que completaram o tratamento.


A fototerapia com luz ultravioleta natural ou artificial também é uma opção terapêutica, mas não existe ainda um tratamento que elimine a doença definitivamente, impedindo que as manchas retornem.


#dicaspelenegra#dicasdrakatleen#setorpelenegratheskin#blogdermatologiapelenegra


Nenhum comentário: