DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
SÃO PAULO:(11) 94054-1469 RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514/21- 99838-2822 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

quarta-feira, 3 de março de 2010


Não vá para a cama sem retirar toda a maquiagem

Qual mulher não gosta de fazer aquela produção e sair bem maquiada, nem que seja só de vez em quando? Querer realçar os olhos, disfarçar imperfeições, dar cor ao rosto e destacar os lábios não é nenhum pecado, mas sem os cuidados de limpeza necessários, esses hábitos podem fazer muito mal à pele. Base, sombra, batom, blush, lápis, tudo isso precisa ser retirado antes de dormir. E nem adianta vir com esse papo de "ah, amanhã eu tiro"! Para isso, estão aí os demaquilantes, item indispensável para toda mulher que quer ficar sempre bonita e com a pele mais jovem e tratada.

Para a esteticista Stella Spina, consultora técnica da Adcos, o uso do demaquilante é obrigatório. "Durante o dia, detritos de poluição, poeira, maquiagem e até restos de filtro solar aderem à pele. Por isso, é necessário higienizar profundamente o rosto para solubilizar essas substâncias, já que apenas água e sabão não conseguem dar conta", afirma. Segundo a dermatologista Katleen da Cruz Conceição, chefe do ambulatório de peeling , o acúmulo de resíduos facilita o aparecimento de acnes e descamações, como a dermatite seborréica.

Os demaquilantes são soluções que têm o objetivo de limpar a pele sem agredi-la. Possuem duas funções: retirar a maquiagem e higienizar

A médica ressalta que ter um rosto bonito e saudável não está diretamente relacionado com o tipo de pele. "É necessário um cuidado de limpeza e tonificação. Os demaquilantes são soluções que têm o objetivo de limpar a pele sem agredi-la. Possuem duas funções: retirar a maquiagem e higienizar", explica Katleen. Pela manhã, é preciso eliminar as impurezas produzidas pela própria pele durante o sono, enquanto à noite deve-se retirar bem a maquiagem e os resíduos externos acumulados durante o dia. De acordo com a esteticista Stella Spina, o demaquilante pode ser usado apenas à noite, se for preferível, fazendo-se uso de sabonetes pela manhã.

Como usar

Para fazer a retirada da maquiagem de maneira correta, deve-se começar a limpeza pelos olhos, para depois seguir para as demais partes do rosto. "É recomendável a utilização de um demaquilante específico para a área dos olhos. Para facilitar, pode-se obter mais espuma com água, molhando as mãos e rosto antes de aplicar o produto. Quando a maquiagem é mais elaborada, é indicado aplicar inicialmente um demaquilante sem água, com um algodão, para dissolver a maquiagem e as impurezas. Em seguida, lava-se o rosto com um produto com água", ensina a dermatologista Katleen da Cruz Conceição

O uso de demaquilantes não proíbe a aplicação de outros cosméticos para ajudar na limpeza e no tratamento da pele. Stella Spina lembra que não é preciso lavar o rosto com sabonete após passar a solução, mas tônicos e hidratantes podem continuar sendo usados. "O tônico serve para equilibrar o pH da pele e complementa a limpeza, podendo ser passado no rosto logo após o demaquilante. Depois, se necessário, aplica-se um hidratante para a região", diz. Katleen acrescenta: "É importante a limpeza com o demaquilante, porque, assim, a pele estará preparada para absorver ao máximo o tratamento mais adequado às suas necessidades específicas - controle de oleosidade, anti-sinais, firmeza, rejuvenescimento ou hidratação".

Para escolher o demaquilante certo, deve-se prestar atenção às diferenças na sua textura. Hoje, boa parte dos lançamentos das empresas de cosméticos inclui produtos bifásicos - ou seja, pelo frasco dá para ver duas consistências distintas na composição que, quando misturadas, removem a sujeira da superfície e dos poros. Algumas dessas loções já vêm com efeito tonificante ou hidratante também. Independentemente disso, o tipo de pele deve ser levado em consideração: "Para cada tipo, existe uma textura de produto de tratamento adequado. Pele oleosa se adapta melhor ao serum, pele normal absorve cremes, emulsões ou fluidos, pele seca pede cremes, e pele mista necessita de texturas serum ou fluida", indica a dermatologista.

O álcool limpa, mas resseca e não trata. Apesar da sensação de limpeza que dá, principalmente para quem tem muita oleosidade, produtos com álcool retiram o manto hidrolipídico que protege nossa pele

Outros produtos

Além dos demaquilantes, loções tônicas, sabonetes líquidos apropriados e esfoliação são outros bons agentes de limpeza para a pele. "Os esfoliantes físicos também são higienizantes e agem profundamente, removendo as células mortas. Mas seu uso vai depender do tipo de pele. Pessoas com peles mais secas, por exemplo, devem passar menos este tipo de produto", observa a esteticista Stella Spina. Katleen da Cruz Conceição lembra que os tônicos complementam a ação do demaquilante, quando este não tem o mesmo efeito: "Os tônicos ricos em princípios ativos não só completam a eliminação de impurezas da pele após o demaquilante, mas principalmente condicionam a pele para receber melhor o tratamento habitual", destaca.

Um costume do tempo de nossas mães e avós e que persiste para algumas mulheres até hoje é refutado pelos especialistas: o uso de álcool para a limpeza da pele. "Antigamente colocava-se em infusão água de rosas ou utilizava-se álcool ou desodorante no rosto, mas hoje temos opções muito melhores. O álcool limpa, mas resseca e não trata. Apesar da sensação de limpeza que dá, principalmente para quem tem muita oleosidade, produtos com álcool retiram o manto hidrolipídico que protege nossa pele", esclarece Stella.

A dermatologista Katleen da Cruz Conceição afirma que, embora até possam ser usados por quem tem pele oleosa, os líquidos com álcool não são uma boa escolha para ninguém: "Não são apropriados para peles secas e sensíveis. Somente para peles oleosas, porque o álcool combate o excesso de oleosidade. No entanto, apesar de realmente eliminar a gordura, ele também desidrata a pele e, quando usado em grandes quantidades, pode causar o efeito inverso - ou seja, aumentar ainda mais a produção de sebo", argumenta. Portanto, demaquilantes sempre!

Nenhum comentário: