DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
SÃO PAULO:(11) 94054-1469 RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514/21- 99838-2822 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

domingo, 18 de novembro de 2018

PELE NEGRA NECESSITA SIM DE FILTRO SOLAR


PELE NEGRA NECESSITA SIM DE FILTRO SOLAR


📍A pele negra possui maior quantidade de melanina, uma proteína que funciona como uma espécie de protetor natural da pele. 

📍A quantidade de melanina é maior (Smit et al, 1998), mas não há diferença no número de melanócitos (Starkco et al, 1957). Isso confere à pele de cor preta fator de proteção solar à luz ultravioleta (UV) B de 13,4 comparado a 3,4 da pele branca (Kaidbey et al, 1979). O local de filtração UV na pele negra é a camada de Malpighi, enquanto na branca é a camada córnea, sendo que a transmissão da luz UVB e UVA na camada córnea é semelhante nos dois tipos de pele (Kaidbey et al. 1979).
📍Mesmo assim, ela exige cuidados diários para mantê-la saudável, livre de manchas e do envelhecimento, e também devem ser orientados a utilizar o filtro solar ,afim de evitar o câncer de pele. 
📍Câncer na pele negra é relativamente infreqüente e apresenta- se de forma atípica. Por esse motivo, costuma ser diagnosticado em fases mais avançadas, apresentando, portanto, altos índices de morbidade e de mortalidade. Habitualmente, pode ocorrer em áreas não expostas ao sol,isso é resultado da fotoproteção fornecida pela grande quantidade de melanina na epiderme na pele mais escura. Os
melanossomos, maiores e mais melanizados, absorvem e dispersam mais irradiação solar do que os melanossomos menores
📍O CBC (carcinoma basocelular)representa o segundo câncer de pele mais comum na pele negra, sendo a exposição a luz UV solar fator etiológico comum, assim como na pele clara. As lesões frequentemente são pigmentadas, logo as telangiectasias e a borda perolada podem ser aspectos difíceis de ser reconhecidos .

📍CEC (carcinoma espinocelular)é o câncer de pele mais freqüente em negros. Diferente da pele clara, desenvolve-se com freqüência em pele não exposta, tal como nas pernas, nos genitais e no ânus.
A dificuldade em se reconhecer a cor da lesão na pele escura e a pigmentação de alguns cânceres de pele, que usualmente não são pigmentados nos brancos, são os principais fatores que dificultam o diagnóstico .📍O melanoma é um tumor que tem origem dos melanócitos, as células que produzem melanina. 📍Representa apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas tem uma grande capacidade de produzir metástases e se espalhar para outros órgãos, como fígado, pulmões e o cérebro. 📍Quase sempre surge como uma lesão cutânea enegrecida, ou com uma parte enegrecida e outra de várias cores. A maior parte ocorre nas costas, cabeça, pescoço e couro cabeludo. 
(Alchorne, de Abreu, 2007, 2008).


No entanto, para garantir a proteção desta pele contra os raios ultravioletas, também é importante aplicar o filtro solar corretamente, fazendo uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo. Além disso, para uma maior proteção da pele pode também optar pelo protetor solar oral,orientado pelo seu Dermatologista.

👩🏾‍⚕️CONSULTE O SEU DERMATOLOGISTA 

#dicasdrakatleen #dicaspelenegra #skinofcolordermatologist #setorpelenegragrupopaulabellotti #melanindoc#pelesétnicas#dermatologistareferênciaempelenegra #blogdermatologiapelenegra #primeirosetorespecíficoparapelenegra#afrodescendentes#pelesquemancham#skinofcolor#ethnicskin#SOCS#melanin#browskin#especialistaempelenegra



Nenhum comentário: