DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
SÃO PAULO:(11) 94054-1469 RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514/21- 99838-2822 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011



Dermatologia Estética para envelhecimento da pele Étnica

RESUMO: Pacientes de pele escura manifestam os sinais de envelhecimento da pele de maneira diferente do que pacientes de pele clara, na medida em que apresentam inicialmente apenas envelhecimento intrínseco facial e apenas posteriormente fotoenvelhecimento. No entanto, os mesmos procedimentos comuns cosméticos podem ser usados em peles escuras para tratar os sinais do envelhecimento.

OBJETIVO: Fornecer informações atualizadas clínicas sobre o uso de procedimentos cosméticos para pele envelhecida em fototipos mais escuros para o tratamento seguro desta população.

MÉTODOS: A pesquisa bibliográfica da Medline foi realizada em publicações sobre a segurança e eficácia da toxina botulínica, preenchimento cutâneo, peelings químicos, laser e dispositivos à base de luz, e microdermabrasão para o tratamento do envelhecimento da pele especialmente nas populações étnicas.

RESULTADOS: Assim como com os pacientes de pele clara, toxina botulínica e preenchimentos dérmicos forneceram resultados rápidos e eficazes nos fototipos de peles mais elevados, com menos complicações do que com cirurgia tradicional e sem tempo de inatividade. Procedimentos mais invasivos, como peelings químicos, resurfacing a laser e microdermoabrasão, também foram eficazes, mas é preciso ter cautela e manter-se dentro de certos parâmetros, devido ao maior risco de discromias nesta população.

CONCLUSÃO: Com o conhecimento adequado de como tratar o envelhecimento da pele em fototipos mais elevados, estes pacientes podem experimentar dos mesmos benefícios dos procedimentos estéticos, sendo efetuado de maneira cautelosa, minimizando seus riscos.

Fonte: Davis EC, Callender VD.
Dermatol Surg.2011 May 17.

Nenhum comentário: