quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Dermatologia Estética para envelhecimento da pele Étnica
RESUMO: Pacientes de pele escura manifestam os sinais de envelhecimento da pele de maneira diferente do que pacientes de pele clara, na medida em que apresentam inicialmente apenas envelhecimento intrínseco facial e apenas posteriormente fotoenvelhecimento. No entanto, os mesmos procedimentos comuns cosméticos podem ser usados em peles escuras para tratar os sinais do envelhecimento.
OBJETIVO: Fornecer informações atualizadas clínicas sobre o uso de procedimentos cosméticos para pele envelhecida em fototipos mais escuros para o tratamento seguro desta população.
MÉTODOS: A pesquisa bibliográfica da Medline foi realizada em publicações sobre a segurança e eficácia da toxina botulínica, preenchimento cutâneo, peelings químicos, laser e dispositivos à base de luz, e microdermabrasão para o tratamento do envelhecimento da pele especialmente nas populações étnicas.
RESULTADOS: Assim como com os pacientes de pele clara, toxina botulínica e preenchimentos dérmicos forneceram resultados rápidos e eficazes nos fototipos de peles mais elevados, com menos complicações do que com cirurgia tradicional e sem tempo de inatividade. Procedimentos mais invasivos, como peelings químicos, resurfacing a laser e microdermoabrasão, também foram eficazes, mas é preciso ter cautela e manter-se dentro de certos parâmetros, devido ao maior risco de discromias nesta população.
CONCLUSÃO: Com o conhecimento adequado de como tratar o envelhecimento da pele em fototipos mais elevados, estes pacientes podem experimentar dos mesmos benefícios dos procedimentos estéticos, sendo efetuado de maneira cautelosa, minimizando seus riscos.
Fonte: Davis EC, Callender VD.
Dermatol Surg.2011 May 17.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário