ACNE NA MULHER ADULTA
💠A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.
💠Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos).
💠Muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.
💠As lesões costumam ser mais profundas, formando nódulos avermelhados e doloridos, mas também pode formar pústulas (lesões com pus).
💠 As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Cravos fechados (brancos) são mais frequentes que os abertos (pretos).
💠Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.
💠Medicações de uso local e peelings superficiais e até Laser também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína .
Nenhum comentário:
Postar um comentário