DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
SÃO PAULO:(11) 94054-1469 RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514/21- 99838-2822 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

domingo, 23 de dezembro de 2018

DERMATOLOGISTA REFERÊNCIA EM PELE NEGRA

Matéria muito bacana no @cremesp_crm sobre toda a minha trajetória!!!!Vale a pena a leitura 📖 


Katleen Conceição é, a única dermatologista no Brasil especializada em pele negra, rea­lizando atendimentos em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, para chegar a essa realidade, enfrentou muitas dificuldades e preconceitos.


Interessou-se pela especialização durante um congresso de Dermatologia nos Estados Unidos, quando conheceu uma sociedade de dermatologistas norte-americanos negros. Voltou certa de que gostaria de tratar a pele negra no Brasil.


A dermatologista lembra que a pele negra tem especificidades que a diferem da branca: por ter mais melanina, mancha com mais facilidade; a vitamina D é menos absorvida; a foliculite é uma tendência natural; nem todo tipo de laser para depilação funciona bem; a estria aparece mais, e várias outras intercorrências comuns e particulares desse tipo de pele. A ocorrência mais perigosa está ligada à crença de que as pessoas de pele negra estão mais protegidas dos impactos dos raios solares, o que faz com que essa população muitas vezes descuide do uso do filtro protetor solar. Isso acaba resultando em uma incidência alta de câncer de pele nesse grupo.


Há aproximadamente 16 anos, Katleen começou a ter aulas sobre  procedimentos a laser, mas questionava o fato de os cursos só abordarem o tratamento da pele branca. “Eu perguntava como se fazia o procedimento na pele negra e me olhavam como se eu estivesse falando um absurdo. Achavam que negro não tinha poder aquisitivo para pagar o tratamento”, conta a médica.


Realizou diversos cursos no exterior e aprendeu a ajustar o laser para aplicar na pele negra, testando em si mesma e em seus irmãos. “Precisei fazer vários testes. Não tinha como estabelecer um parâmetro, não havia nenhum livro que ensinasse”, diz Katleen.


Trajetória na Medicina


Incentivada pelo pai, o médico dermatologista João Paulo Conceição, escolheu o curso de Medicina. Para a especialidade, também trilhou os passos do pai. Iniciou a carreira na Dermatologia durante estágio de dois anos na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Depois, fez prova para pós-graduação e foi aprovada em primeiro lugar na própria Santa Casa e em oitavo lugar, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Como já havia estagiado na Santa Casa, decidiu cursar a UFF para ter uma expe­riência nova.


Após se formar, trabalhou como dermatologista no Exército por sete anos, tendo adquirido muitos aprendizados, além de atender no consultório do pai. Atualmente atende em clínicas particulares em São Paulo e Leblon (RJ)(Grupo Paula BELLOTTI), e supervisiona o Ambulatório da Pele Negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.


Para o futuro, sonha em equipar um ônibus com todo o aparato necessário para atender comunidades carentes e ajudar pessoas realmente necessitadas, na tentativa de resgatar a autoestima de quem sofre com doenças de pele e está insatisfeito com sua aparência. Mas, para isso, diz que precisa trabalhar muito para ter condições de manter esse projeto filantrópico.

Link: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=2280


#dicasdrakatleen #dicaspelenegra #skinofcolordermatologist #setorpelenegragrupopaulabellotti #melanindoc#pelesétnicas#dermatologistareferênciaempelenegra #blogdermatologiapelenegra #primeirosetorespecíficoparapelenegra#afrodescendentes#pelesquemancham#skinofcolor#ethnicskin#SOCS#melanin#browskin#especialistaempelenegra#peelingnapelenegra#medicineincolor#lasernapelenegra#filtronapelenegra


Nenhum comentário: