DERMATOLOGISTA PELE NEGRA

DERMATOLOGISTA PELE NEGRA
SÃO PAULO:(11) 94054-1469 RIO DE JANEIRO TEL:21-22949514/21- 99838-2822 EMAIL PARA AGENDAR SUA CONSULTA:katleendermato@yahoo.com.br

terça-feira, 17 de março de 2020

Foliculite queloideana da nuca

Foliculite queloideana da nuca 


▫️Forma crônica de foliculite que resulta em cicatrizes queloideanas. ▫️Quase Exclusivamente Homens jovens afrodescendentes e afeta principalmente a região posterior da cabeça e do pescoço. ▫️A causa estima-se da irritação crônica e o encravamento de pelos grossos e curvados, podem estar relacionados com o desenvolvimento do quadro. ▫️As lesões são agravadas pela raspagem ou pela irritação decorrente do atrito constante da gola das camisas nestas áreas, que leva à quebra dos fios. ▫️Homens que cortam os cabelos muito rentes à pele apresentam risco maior de desenvolver . ▫️A doença se manifesta inicialmente formando lesões de foliculite, com pústulas (bolhinhas de pus) e pápulas (lesões elevadas) inflamatórias envolvendo os pelos da região posterior da cabeça e da nuca. O quadro geralmente se acompanha de coceira. ▫️Com a persistência da foliculite, surgem mais pápulas e pústulas, que coalescem e, ao cicatrizar, dão origem à formação de placas queloideanas que aumentam de tamanho lentamente.
▫️Àreas afetadas apresentam-se sem cabelos, mas fios partidos ou encravados podem ser observados entre as lesões queloideanas e nas margens das placas. ▫️As lesões são desfigurantes e podem ser dolorosas. ▫️Em casos avançados, pode ocorrer a formação de abscessos e fístulas que eliminam pus. ⭐️TRATAMENTO ▫️Para prevenir o agravamento da doença, os pacientes devem evitar cortes muito curtos do cabelo ou a raspagem dos pêlos da região.
▫️O tratamento deve ser iniciado tão logo apareçam os primeiros sintomas para se evitar a progressão de uma queloide.
▫️Medicações antibióticas e antiinflamatórias de uso local podem ser utilizadas nas fases iniciais. ▫️Nas fases mais avançadas, pode ser necessário o uso de antibióticos ou corticosteróides por via oral, assim como a infiltração intralesional de corticosteróides.
▫️A isotretinoína, sob orientação médica dermatológica pode ser uma opção e também o Laser de depilação,nos casos mais graves;associado ao laser fracionado .

#dicasdrakatleen #setorpelenegragrupopaulabellotti #dicaspelenegra #dicasdermatologia#skinofcolor #blackdermatologist#blogdermatologiapelenegra #dermatologistareferênciaempelenegra #melanindoc#pelenegra


Nenhum comentário: